Payly

PAYLY PRIVACIDADE

A Payly deseja proporcionar uma ótima experiência para os nossos usuários e para isso coletamos algumas informações.

A segurança dos seus dados e sua privacidade serão sempre nossas prioridades. A Constituição Federal prevê que a privacidade é um direito humano e garantimos isso em nossa plataforma.

O Artigo 5º da Constituição Federal, inciso X declara que: “são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.”

O Canal de Direitos do Titular de Dados Pessoais foi criado para demonstrar o compromisso da Payly com a segurança e a privacidade de informações coletadas dos clientes e usuários. Através desse canal, é possível fazer requisições relativas aos seus dados pessoais, nos termos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, a LGPD.

COLETA DE DADOS

Gostaríamos de contar como e por que coletamos, armazenamos e utilizamos seus dados pessoais, para isso recomendamos a leitura dos nossos Termos de Uso que definem como o aplicativo e plataforma funcionam e da nossa Política de Privacidade que explica quais dados são coletados e para quais finalidades.

Recomenda-se a verificação recorrente de nossa Política, já que está sujeita a alterações sem aviso prévio.

Destacamos algumas perguntas e respostas para uma melhor compreensão sobre Privacidade de Dados e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD):

O QUE É A LGPD?

A LGPD (Lei Nº 13.709) foi aprovada em agosto de 2018 e entrou em vigor em setembro de 2020. Essa lei estabelece regras sobre qualquer atividade que pode ser realizada com dados pessoais, desde a coleta, armazenamento, compartilhamento e descarte (atividades conhecidas como "tratamento"), visando mais proteção para os cidadãos e sanções para as empresas pelo não cumprimento.

MAS O QUE SÃO DADOS PESSOAIS?

Dados pessoais são qualquer informação relacionada a uma pessoa física que possa identificá-la a partir dos dados coletados. Por exemplo: nome, idade, CPF, e-mail, geolocalização, etc.

E O QUE SÃO DADOS SENSÍVEIS?

Dados pessoais sensíveis são informações que, por permitirem discriminação, devem ser tratados com ainda mais cuidado. Por exemplo: informações de origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política e dados referentes à saúde.

QUAIS SÃO SEUS DIREITOS?

  1. 1. Direito a acesso

    O titular tem o direito de receber uma confirmação sobre o tratamento ou não dos seus dados pessoais e, se for esse o caso, consultar esses dados e informações adicionais relativas ao tratamento deles.

  2. 2. Direito a correção

    Caso o titular solicite, o Controlador tem a obrigação de corrigir os dados pessoais que estejam incompletos, errados ou desatualizados.

  3. 3. Direito a anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD

    O titular tem o direito de solicitar que o Controlador torne seus dados pessoais em anônimos, ou seja, impossíveis de se associar ao titular. Além disso, ele pode restringir a realização do tratamento dos seus dados e solicitar o descarte dos dados caso eles (i) não sejam necessários ou adequados para a finalidade para o qual foram fornecidos ou (ii) quando o tratamento não segue o disposto na LGPD.

  4. 4. Direito a Portabilidade

    Permite que os titulares solicitem a transferência dos seus dados pessoais para outro Controlador.

  5. 5. Direito a eliminação dos dados tratados com consentimento

    Quando o tratamento depende de consentimento, o titular pode, mediante solicitação expressa, exigir a destruição dos dados que são objeto de tratamento.

  6. 6. Direito a consentimento informado

    Os titulares têm o direito de se recusar a dar o consentimento, quando este for necessário para o tratamento dos dados, bem como de serem informados sobre as consequências dessa decisão. Além disso, podem se arrepender do consentimento dado anteriormente e, a qualquer momento, revogar a autorização mediante manifestação expressa.

  7. 7. Direito de se opor ao tratamento

    Os titulares têm o direito de se opor ao tratamento dos seus dados pessoais a qualquer momento, mesmo nas situações que não dependam do seu consentimento, caso verifique que ele está sendo realizado em descumprimento à LGPD.

QUEM SÃO OS PRINCIPAIS ATORES DA LGPD?

  • A) Titular

    É a pessoa física a quem se referem os dados pessoais. Por exemplo, usuários, clientes, colaboradores, dentre outros ligados ao nosso negócio.

  • B) Controlador

    É quem define como o dado pessoal pode ser tratado, considerando a finalidade para a qual ele foi coletado. O Controlador é responsável pelos dados pessoais tratados em seu ambiente e nos ambientes de terceiros que processam os dados por orientação sua.

  • C) Operador

    É quem realiza o tratamento e processamento de dados pessoais sob as determinações do Controlador. O Operador só pode tratar os dados para a finalidade e conforme determinado pelo Controlador.

  • D) Encarregado ou Data Protection Officer (DPO)

    Pessoa ou área indicada pelo Controlador que auxilia a empresa no tema de privacidade e atua como canal de comunicação com os Titulares e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD).

  • E) Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD)

    Órgão público responsável por zelar, implementar e fiscalizar o cumprimento da Lei.

OS 10 PRINCÍPIOS PARA TRATAMENTO DE DADOS PESSOAIS

  1. 1. Finalidade

    Ter propósitos específicos, legítimos, explícitos e informados.

  2. 2. Adequação

    Utilização dos dados em conformidade com a finalidade informada.

  3. 3. Necessidade

    Utilização (apenas) de dados estritamente necessários.

  4. 4. Livre acesso

    Informação, de forma simples e gratuita, à integralidade dos dados.

  5. 5. Qualidade dos dados

    Dados exatos, relevantes e atualizados.

  6. 6. Transparência

    Informações claras, precisas e verdadeiras aos titulares dos dados

  7. 7. Segurança

    Medidas técnicas e administrativas aptas a proteger os dados.

  8. 8. Prevenção

    Adoção de medidas prévias para evitar danos aos titulares.

  9. 9. Não Discriminação

    Não utilizar dados para fins discriminatórios, abusivos ou ilícitos.

  10. 10. Responsabilização

    Demonstrar a adoção de medidas eficazes ao cumprimento das normas.